sábado, 23 de março de 2013

SERENIDADE E SABEDORIA

 
 
Todo homem sábio é sereno.

A serenidade é conquista que se consegue com o esforço pessoal, passo a passo.

Pequenos desafios que são superados; irritações que conseguimos controlar; desajustes emocionais corrigidos; vontade bem direcionada; ambição freada, são todas experiências para a aquisição da serenidade.

Um Espírito sereno é aquele que se encontrou consigo próprio, sabendo exatamente o que deseja da vida.

A serenidade harmoniza, exteriorizando-se de forma agradável para os que estão à volta. Inspira confiança, acalma e propõe afeição.

O homem que consegue ser sereno já venceu grande parte da luta.

Assim, não permitamos que nenhuma agressão exterior nos perturbe, causando irritação e desequilíbrio.

Procuremos manter a serenidade em todas as realizações.

A nossa paz é moeda arduamente conquistada, que não devemos atirar fora por motivos irrelevantes.

Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem, e sempre seguem com a pessoa.

Quando estejamos diante de alguém que engana, traindo a nossa confiança, o nosso ideal, procuremos nos manter serenos.

O enganador é quem deve estar inquieto, e não a sua vítima.

Em nosso círculo familiar ou social, sempre iremos nos defrontar com pessoas perturbadas, confusas e agressivas.

Não nos desgastemos com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam. Elas são um teste para a nossa paciência e serenidade.

Procuremos nos manter sempre em contato com o Alto, através da prece, buscando continuamente compreender as situações que a vida nos apresenta, enxergando-as como oportunidades, e não como crises.

Quem consegue manter a serenidade diante das pequenas dificuldades que surgem, vence mais facilmente os grandes desafios.

O homem sereno consegue viver mais feliz, pois nada parece afligi-lo a ponto de fazê-lo desistir dos sonhos que traçou para si mesmo.

O homem sereno jamais busca resolver suas questões através de comportamento violento, e por isso há mais paz em sua vida.

A serenidade que Jesus mantinha em Seu coração era algo sublime.

Poucos eram aqueles que não se emocionavam em Sua presença, pois essa virtude se exteriorizava pelo olhar tranquilo e profundo; irradiava pelo semblante carinhoso e pacífico; emanava pelas palavras ditas com tanto amor, que pareciam beijar e abraçar aqueles que as ouviam.

Poucos foram aqueles que não tiveram seus olhares inundados pelas lágrimas da emoção, ao estarem na companhia do Espírito mais sereno que já esteve na face da Terra.

Experimentando as mais cruas acusações sem uma palavra de defesa, na mais dura soledade, sem uma só exigência, Jesus deu o testemunho mais pesado através da agonia pelo amor.

Sem qualquer constrangimento, se manteve em serenidade admirável, para ensinar que a dinâmica da vitória sobre si mesmo é resultante do autodescobrimento e da aplicação das próprias forças no exercício do perdão incondicional e a situações, pessoas e coisas da rota evolutiva.
 
 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 36, do livro Episódios diários e parágrafos finais do cap.19, do livro Florações evangélicas, ambos pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed Leal. Do site: http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3775&stat=0.

sexta-feira, 22 de março de 2013

PENSAMENTOS SÃO COISAS

 
 
 
PENSAMENTOS SÃO COISAS

“Quando qualquer objeto ou propósito é claramente mantido no pensamento, a sua precipitação na forma tangível é meramente uma questão de tempo. A visualização sempre precede e determina a realização”. Lilian Withing

“Nós nos tornamos aquilo que nós pensamos”. Earl Nightingale

“Você não é o que você pensa que é, mas o que você pensa, você é”. 

Pensamentos são coisas. Pensamentos são sementes... tudo aquilo que você faz e pensa é uma causa colocada em movimento. Todo pensamento liberado é uma espiral vibratória seguindo seu curso sem fim através do Universo e retornando à pessoa aquilo que foi projetado. Pensamentos são energia. Energia pulsa e envia ondulações no tecido do tempo e espaço acentuando todas as coisas.

Pensamentos se objetivam (isto é, se você pensa em alguém ou algum lugar, eles seguem aquela direção, e, atuarão lá, positiva ou negativamente, conforme a sua origem).

Pensamentos se transformam em objetos físicos. Você magnetiza para a sua vida o que quer que seja que você mantenha em seu pensamento. Quanto maior for a freqüência que você pensar em alguma coisa, quanto mais rápido isso irá aparecer em sua realidade.

Pensamentos são a fundação de tudo aquilo que você se torna. Todas as coisas que você tem em sua vida agora, foram no passado, um pensamento em sua mente. Pensamento molda o seu ser e o seu caráter. Tudo aquilo que acontece a você, que você atraiu em sua vida, é um produto do seu pensamento. Isto significa que você é 100% responsável por sua própria vida, e morte, e nada fora de você pode te trazer doenças.

Os pensamentos são sentidos (as pessoas podem sentir a vibração do seu pensamento positivo ou negativo); pensamentos negativos produzem ácido através do planeta. Pensamentos de inveja, ciúmes, medo e ressentimento, enviam ondas de retenção e tensão através do corpo.

Pensamentos são coisas, eles têm componentes físicos.

A sua mente subconsciente não pode perceber a diferença entre um pensamento emocional e um evento atual. Seu corpo reage a uma visualização emocional, exatamente como se o evento estivesse ocorrendo.

(Conheci um senhor de 75 anos, extremamente saudável; tinha o peito e membros rijos como dos praticantes diários de academia. Ele me disse que há 35 anos não fazia absolutamente nenhum tipo de ginástica, mas diariamente passava uns minutos visualizando todo o ciclo de um programa de exercícios).

Você se lembra de alguma vez em que pensou em algo tão intensamente que o seu corpo tencionou ou relaxou, como se você realmente estivesse vivenciando o fato? Note o que mudou... somente o pensamento. No entanto, você pode sentir diferença física quando tem pensamentos estressantes.

As pessoas que vivem com pensamento estressante estão aptas a se tornar isso. Ansiedade enfraquece rapidamente todo o corpo. Os pensamentos negativos podem criar destruição através de todo o sistema nervoso.

Entretanto pensamentos puros, felizes e fortes podem elevar a coragem e a beleza. O corpo é como um instrumento sensitivo que responde rapidamente aos pensamentos que lhe são repetidamente apresentados. Hábitos e pensamentos irão produzir seus próprios efeitos (bons ou maus) sobre o corpo.

Pensamentos de medo, dor, tristeza, mágoa, aflição ou pesar envelhecem o corpo. Por outro lado, pensamentos de alegria, beleza, amor, vitória e triunfo vivificam o corpo.

Juventude não é um tempo de vida, mas um estado de mente. Pensamentos positivos farão maravilhas e nos manterão jovens.

O que a mente pensa o corpo expressa. Você tem o potencial de ter o corpo que deseja. O poder do pensamento com a ajuda da mente subconsciente, tem controle sobre todas as células do corpo.

Você pode reestruturar e rejuvenescer seu corpo, repensando a si mesmo numa visão mais saudável. Estabeleça um plano diferente do seu corpo para a sua mente subconsciente. Havendo constância, seu corpo irá seguir esse novo modelo.

Como uma criança, você veio destemido e sem limitações a este mundo, apto a expressar a si mesmo livremente e naturalmente. Juventude, liberdade e alegria continuam com você em sua mente. Quando você escolhe liberdade e alegria, você automaticamente as terá.

O seu pensamento é o que primeiro o faz mover-se. Todas as ações, resultados e experiências vindouras começam com a criação na sua mente. Todos esses efeitos derivam de pensamentos. As condições da sua vida são efeitos causados por seus próprios pensamentos.

 

As pessoas aprisionadas, lá se encontram, porque isso começou primeiro em suas mentes.

Você é o criador da circunstância e nunca a visão da circunstância. Coincidência não existe. Você está na causa de todo efeito (desta ou de encarnações passadas). Nós vivemos em um Universo ordenado e governado por leis definidas. Todas as coisas que acontecem a uma pessoa, trazem aprendizado e experiência positiva.

Para atingir um desenvolvimento espiritual, primeiro você precisa entender esta lei: “Onde o seu pensamento está, lá também está a sua experiência”. E, “Assim como o homem pensa em seu coração, assim ele é”.  Provérbios 23.7, estas são palavras de sabedoria.

Indivíduos de sucesso se tornaram sucesso, porque eles adquiriram o hábito de pensar no sucesso. Se você mantém pensamentos sadios, você se tornará saudável. Ter saúde é o resultado de manter pensamentos saudáveis. A saúde física começa com uma “consciência saudável” produzida por uma mente que pensa em temos de prosperidade e afasta todo o pensamento de ilusão e negatividade.

Pensamentos vigorosos conduzem a padrões de inteireza de comportamento. As doenças físicas são essencialmente psicológicas em sua origem; quando a mente mantém repetidamente pensamentos não saudáveis, isto conduz a ações não saudáveis, que conduz a dieta e estilo de vida não saudável.

São os seus próprios hábitos de pensamento que dão a você a mestria em qualquer área que você deseja atingir. Sementes de pensamentos produzem frutos do seu próprio tipo, esta é a lei. A forma que você pensa sobre as coisas determina o seu nível de sucesso em qualquer área. Você não pode pensar no fracasso, e ter sucesso. (Você não pode pensar em carência, e ter abastança) você não pode plantar cenouras e colher tomates.

Mestria na vida requer mestria na mente. Mestria mental começa com autodisciplina. Mantenha sua mente fixada nas coisas que você deseja, e fora das coisas que você não deseja.

Mestria mental, significa, usar a sua vontade para controlar quais pensamentos e imagens você permite que dominem na tela do computador da sua mente consciente.

Isto significa, focalizar sua mente consciente somente nos pensamentos e imagens que o levarão a alturas divinas.

A sua habilidade de comandar e monitorar a seleção de pensamentos (na sua mente), irá permitir a sua mente consciente determinar o quanto você terá de sucesso naquilo que você se empenha.

É experimentando o processo de monitorar os pensamentos, e transmutar aqueles pensamentos negativos em vigorosos espectros da vida, que você se tornará uma pessoa iluminada.

A causa de pensamentos negativos

Como podemos controlar nossa mente? Muitas pessoas pensam limitada e negativamente, porque elas pensam que tem que ser assim.

Elas tiveram pensamentos negativos por tanto tempo que isto acabou se tornando confortável para elas. Essas pessoas não conhecem a causa e o efeito de seus pensamentos. Pensamentos negativos são destrutivos; não é possível pensar negativamente e atingir resultados positivos.

Causa um

Muitos indivíduos não receberam suficiente amor de seu pai ou mãe na infância, e, carregam este sentimento de carência para a vida adulta. Muitos estão agora vivendo em condição de falta de amor ou amor condicional.

Para reverter esta situação é preciso começar perdoando os pais, porque eles fizeram o melhor que puderam na época. Não há propósito em segurar injustiça do passado e conquistar um futuro de sucesso; (o não perdão, segura, atrasa e prende o indivíduo no passado. Perdoando a todos os que o machucaram ou o ofenderam, você se tornará mais amoroso, receberá mais amor daqueles ao seu redor, e desenvolverá a capacidade de amar incondicionalmente. O primeiro passo para mudar a vida, é perdoar. No livro Razão de Viver você encontra um capítulo sobre o tema Perdão).

Causa dois

O hábito de criticar pessoas ou situações é uma grande barreira para o sucesso, e além disso, impede a criatividade. Associar-se com pessoas que gostam de criticar é muito destrutivo para a nossa vida (o melhor a fazer é afastar-se destas pessoas). É imperativo afastar-se de pessoas que têm a tendência de nos fazer sentir inferior, de nos colocar para baixo. O hábito de afastar um pensamento destrutivo de crítica na mente, pode ser superado pela aplicação da lei da substituição (exemplo: o Pedro foi muito rude comigo. Substituição: ele não teve intenção de me magoar. Ele errou mas a alma dele é pura, eu posso perdoá-lo).

Causa três

O alimento tem profundo impacto na forma que o indivíduo pensa, sente e se comporta. Como você irá descobrir através de suas próprias experiências, ao aplicar a dieta correta em sua vida (dieta correta é a crua ou pelo menos a vegetariana). Fast food tem o efeito de acidificar nosso corpo. Esse efeito reflete no estado mental e emocional.

(Uma alimentação equilibrada, fresca, saudável, com muitos vegetais e frutas, e sem agrotóxico, trazem saúde para o corpo e equilíbrio para mente e para a emoção).

Causa quatro

O alimento é degradado pelo calor e pela chama da comida cozida ou processada. Desta forma o alimento perde sua energia e vitalidade, e isto faz a pessoa sentir-se sem energia e sem vitalidade.

O estado físico de baixa energia é associado com pensamentos e sentimentos negativos, enquanto o estado físico de elevada energia é associado a pensamentos e emoções positivas.

Uma dieta saudável o ajudará a atingir um estado de mente e vida saudável. A grande semente de tudo – o seu ilimitado potencial – está com você todo o tempo!

Alimente a semente da sua divina grandeza através da concentração de pensamentos positivos. Não há limite para quem, ou o que, você pode ser.

Textos extraídos dos seguintes livros:
Pense e Enriqueça de Napoleon Hill e
The Sunfood Diet System – David Wolfe

Texto traduzido por: Maria Lúcia de Andrade Vieira,
As frases entre parênteses são comentários da tradutora. Autora do livro: Razão de Viver, disponível no site: www.grandefraternidadebranca.com.br/razao_viver.htm

sexta-feira, 15 de março de 2013

Lutar ou desistir?

 

 

Por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br

 
 

Não somos educados para esperar, para ter paciência, tolerância nem resignação. Ao contrário, a maioria de nós acha que para ser uma pessoa honrada, respeitada pela sociedade precisa ser lutadora, persistente e vencedora. Mas quem é que vive apenas de bons momentos que a vitória proporciona?
Quem não perdeu um emprego, um namorado ou não passou num concurso?
Difícil se manter em alta, como vencedores, não é?

Porque não é assim que a vida funciona, afinal, para alguém ganhar, outro terá que perder. Para um negócio dar certo, vários outros tiveram que fazer concessões, acertos e negociações. E isso é algo constante na vida. Não apenas nos relacionamentos profissionais, ou nos negócios, mas também na família, na educação dos filhos, nas amizades.
Somos convidados a crescer no aprendizado da diplomacia, da evolução para alcançar a felicidade.

Gostei muito do filme sobre a vida de Luiz Gonzaga, "De pai para filho". Um filme que mostra a realidade brasileira que muitos de nós não conhece. Uma vida sofrida, cheia de vitórias e derrotas como o caminho de todos nós. Alguns pontos da história e diálogos me chamaram muito a atenção, em especial o relacionamento conturbado de pai e filho, com muitas arestas a serem aparadas mostrando claramente o quanto é importante a gente aceitar os fatos da vida e encontrar beleza justamente no espírito criativo, e na determinação em acreditar no bem.
Sinto que resignação ao contrário de ser algo ligado à desistência, derrota, humilhação como parece, em princípio, é algo ligado à força, à conquista pela inteligência, diplomacia e evolução.
Os Mestres ensinam que responder de forma rude, agressiva, é algo que já vem pronto pois diz respeito aos instintos, já amadurecer a resposta, falar de forma diplomática, educada, ainda que verdadeira, é algo que exige evolução.

Para recuar em algumas de nossas escolhas, precisamos de muita humildade e sabedoria, mas já pude provar o sabor maravilhoso desta atitude que nos protege.
Nesta sintonia, lembrei de um cliente que atendi esta semana. Homem de meia-idade, lutador, Nercio não se conformava com seu fracasso profissional. Tentando progredir na vida, aceitou empregos em outras cidades, viajou pelo Brasil fazendo a esposa e filhos deixarem de lado o conforto de viver com os parentes enfrentando sempre o desafio do novo. Percebeu que agora no momento de aproveitar um pouco mais a vida, teria que continuar batalhando porque não conquistou o patamar necessário para uma vida financeira mais tranqüila.

Quando conversamos, seu olhar era pesado, sua energia sofrida, pois além das desgastantes expectativas profissionais frustradas, ele estava soltando sua infelicidade em outras áreas de sua vida; impaciente, brigava com os filhos e esposa dizendo que eles gastavam demais e não respeitavam seus sacrifícios. A sessão de Vidas passadas mostrou um guerreiro derrotado, orgulhoso que carregava muita raiva dentro de si, pois acreditava que se os colegas tivessem se empenhado um pouco mais poderiam ter vencido a luta. Naquela existência, ele morreu no campo de batalha sem ter sido recolhido. Havia muita dor e revolta.

Quando prosseguimos na sessão com uma conversa muito franca, depois de ouvir suas muitas reclamações, pedi que ele se abrisse para ouvir um jeito novo de analisar o assunto, porque muitas vezes é comum as pessoas se fecharem nos seus problemas e não quererem ver nenhuma outra solução, senão aquela que traçaram para si mesmas. Expliquei que quando as portas se fecham, quando tudo está dando errado, precisamos aceitar a derrota, precisamos simplesmente abandonar a luta. Mas que a maioria das pessoas não aceita esse tipo de atitude porque não quer se ver como um derrotado.

Nercio, não é uma derrota! Você vai dar um tempo para si mesmo, para recompor o raciocínio. Expliquei que quando a gente está sofrendo, cansado de tanto lutar por nossos objetivos, e nada dá certo, normalmente ficamos com raiva e passamos a descontar em outras coisas, arrumando culpados e criando mais infelicidade.

É sábio aceitar a derrota. Muitas vezes, é fundamental deixar as coisas acontecerem do jeito que dá para ser. Precisamos aprender dar um tempo e deixar de nos cobrar resultados. Não lutar, se dar o direito de descansar e repensar os caminhos da vida pode fazer toda diferença do mundo. Porém, quem vai trilhar esse rumo, precisa além de deixar fluir, fazer as pazes com Deus e abrir o coração para descobrir qual a lição de tudo isso. Porque se não se abrir ao aprendizado, a pausa será apenas uma pausa, e não uma oportunidade de encontrar a solução para o sofrimento.